quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Os guerreiros Guaianás...

Desde janeiro de 2009, alguns coletivos culturais, de diferentes linguagens, que atuam na região de Guaianases, vêm se organizando em torno de um agrupamento intitulado Movimento Cultural dos Guaianás. O nome é uma homenagem aos índios que habitavam quase toda a região leste da cidade.

Após grande mobilização, o Movimento elaborou um documento com propostas que foi entregue ao Secretário Municipal de Cultura no mês de março. Uma das propostas era a criação de uma Casa de Cultura para Guaianases.

O local indicado pelo Movimento para se tornar a Casa de Cultura já foi um antigo cinema e a sede da subprefeitura. O espaço estava para ser desativado pela gestão pública e o Movimento, como forma de ocupar aquele lugar, realizou no dia 16 de maio um Encontro da Diversidade Cultural de Guaianases.

Atualmente, o local se tornou de fato uma Casa de Cultura e várias atividades já ocorreram ali. No entanto, ainda há muito o que lutar, pois não há em Guaianases uma política pública mais consiste voltada para a cultura.

Qual Casa de Cultura queremos? Qual Movimento Cultural queremos? Qual política de cultura da cidade queremos? A Semana de Arte Maloqueira quer ser um momento de expressão e reflexão dos coletivos culturais, do poder público, dos jovens e da população em geral de qual cultura queremos para Guaianases, para a zona leste, para a cidade de São Paulo...













Nenhum comentário:

Postar um comentário